Feijoada Solidária

O ano de 2021 trouxe inúmeros desafios a toda a população mundial, visto a continuada pandemia da COVID-19, que desde 2020 a humanidade enfrenta. Além desses desafios, a Cabana Senhora da Glória enfrentou no ano passado outros problemas, motivados por ódio, tendo sofrido múltiplas invasões, quebra de imagens e outros itens, ademais de alguns roubos. Dentre todos os prejuízos, destaca-se a destruição da imagem histórica de Iemanjá que adornava nosso Gongá umbandista. Essa, cabe dizer, foi a primeira imagem a ser levada em carreata na tradicional festa de Iemanjá da Lagoa da Pampulha, cujas primeiras edições foram organizadas por nosso Tateto Nepanji. Hoje a festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do município de Belo Horizonte (mais informações neste link).

Não obstante todo o ódio endereçado a nós, à nossa ancestralidade e ao nosso sagrado, marcas do racismo e, em específico, do racismo religioso brasileiro (para entender mais sobre racismo religioso, leia o texto deste link), a nossa casa propõe celebrarmos o amor e a beleza da nossa história, em comunhão com todas e todos. Para tanto, realizaremos no próximo dia 30/01/2022 o evento “Feijoada Cultural de arrecadação cultural”, no espaço Odara, no bairro União, em Belo Horizonte. Parte da arrecadação do evento será doada pelo Odara à Cabana Senhora da Glória, para apoiar a nossa reconstrução.

Sobre o evento
Objetivo: Arrecadar recursos para recompor as perdas sofridas pela Cabana Senhora da Glória por conta da violência e do racismo religioso.
Ação: Arrecadação via ingresso para o evento ou doações esporádicas para fomentar este suporte.
O evento: O evento acontecerá no Odara (rua Arthur de Sá, 380 – União), os ingresso irão cobrir os custos básicos para realização do evento e o lucro será doado à Cabana Senhora da Glória. Haverá prestação de contas e anúncio de agradecimento final. O Odara possui divisão de ambiente e possui lotação máxima de 190 pessoas. Serão realizadas rodas de conversa em sala separada (capacidade máxima de 30 pessoas) sobre a Cabana Senhora da Glória e sua história, bem como sobre a tradição afrorreligiosa brasileira. A feijoada é liberada para todas e todos as/os participantes, que contarão também com o som ambiente entre apresentações e show do grupo de resgate de tradição do samba rural “herança ancestral” e apresentação e exposição da percepção do atabaque na nossa tradição.

Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente. Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s