Visita de Tata Kisange e Kota Neganji à casa irmã Filhos do Bate Folhinha

No último dia 27/10/2021, nosso Tata Kisange e nosso Kota Neganji fizeram uma visita à nossa casa irmã Filhos do Bate Folhinha, liderada pela querida Mameto Embanda, irmã de santo de Tateto Nepanji e de Tata Kisange.

Mameto Embanda é uma dessas figuras simpáticas que encontramos nos Candomblés e nas Umbandas. É filha de santo do último barco da saudosa Mameto Oloiá, que foi também quem iniciou as lideranças de nossa casa e plantou nosso ngunzo e nos orientou em nossos primeiros passos pelo Candomblé. Ademais, Embanda foi a primeira mãe de santo de Nenzinha, neta carnal de Mameto Oloiá e atual zeladora de nossa casa mãe, o Bate Folhinha de Salvador.

Já senhora de idade, Mameto Embanda recebeu muito afetuosamente os filhos do nosso terreiro, na cozinha da sua casa – locus sagrado de ensinamentos nos Candomblés, e de café também! Conversou sobre os velhos tempos e sobre a afrorreligiosidade umbandista e candomblecista de Belo Horizonte como um todo. Junto a Tata Kisange e Kota Neganji, reforçou os laços e os afetos de uma relação antiga e potente, que segue viva e forte ainda no presente.

Makuiu, Mameto Embanda!

2 respostas em “Visita de Tata Kisange e Kota Neganji à casa irmã Filhos do Bate Folhinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s