Curiosidades sobre os Nkinsis

Você sabia…

  • Que Unjira é o grande agente mágico da natureza, trabalhando sob as ordens dos Nkinsis, combatendo as larvas negativas que envolvem a humanidade?
  • Que Nkos’i é o Nkinsi encarregado de combater as demandas íntimas de cada um, abrindo os caminhos para os seres humanos em seu cotidiano, sendo também o Deus do aço, ferro, estradas, militares e tudo o que representa perigo?
  • Que Katendê é o Deus das folhas, raízes e tudo o que representa a farmacopéia, pois, este Nkinsi é o encarregado de fornecer as ervas para a cura dos males físicos como também absorver através do sistema ecológico as influências negativas que vem através da mudança do tempo?
  • Que Mutakalambo é o Deus da Caça, tendo sob sua responsabilidade o elemento “ar” a procura das almas a serem encaminhadas a um mundo melhor, segundo o merecimento de cada um?
  • Que Nsumbo, é o Deus da varíola, atuando positivamente nas doenças de pele, como também é o encarregado de cura-las? Existem mais dois Nkinsis irmãos com as mesmas características: Ktembu (Tempo), o menino na adolescência, Tingongo o velho alquebrado, mas inteligente como os demais, consciente e seguro do seu poder.
  • Que Nzazi é o Deus da justiça, da inteligência, dos intelectuais, da sabedoria? Seu domínio está sob as grandes pedreiras. Em alguns casos podem ser evocados para vencer demandas, desde que estas estejam alicerçadas pelas mãos justiceiras da lei.
  • Que Angorô é o mensageiro de Nzazi? Deus do Arco-Íris. Nkinsi encarregado de trazer as águas do céu para a terra e levá-la de volta no momento oportuno. Esse Nkinsi é o intermediário entre o céu e a terra, formando a aliança da sabedoria e do amor universal.
  • Que Vunji é a apresentação infantil. O símbolo da inocência? Vunji é o Nkinsi que sempre aparece para trazer paz e calma as Muzenzas.
  • Que Angurucemanvula, é o Nkinsi das ventanias e deusa dos mortos (Nvumbi), encarregada de dar proteção aos espíritos desencarnados, desde que estes tenham cumprido fielmente seus deveres, para que os mesmos não caiam em mãos de espíritos inferiores tentando desencaminhá-los, atraindo-os para os mundos inferiores.
  • Que Dangualunda é a deusa do amor e da sabedoria, da beleza, meiga e carinhosa? Sua cor preferida é o amarelo ouro, sendo perfeitamente justificada esta preferência, pois ela domina também as riquezas do subsolo, sendo válida a afirmação de que Dangualunda é a protetora de Minas Gerais.
  • Que Kaiari é a deusa das águas salgadas? É a mãe pura e perfeita. Domina a prata e as pérolas, tendo também predileção pelo azul e branco.
  • Que Nzumba é a deusa de todas as águas, a avó carinhosa e amorosa, domina as ruínas e mangues, fornece energia fluídica para eliminar as larvas negativas de nossos pensamentos? Está sempre disposta a embalar e acalentar seus filhos, dando lhes energia para viver.
  • Que Kas’ute, juntamente com Lembaranganga representam a pureza? Justificando pelo uso da cor branca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s